Flácido, mas bronzeado

Aproximou-se do ponto de ônibus como quem caminha a passeio: um pezinho depois do outro, os olhos de um azul claro muito atentos ao que se passava na rua, a bengala suportava o corpo curvado e desequilibrado. Estava velho, mas ainda tinha todo o tempo do mundo. Os dias lhe pertenciam, com suas horas que se passavam calmamente, entre uma ida à praça para ver os amigos, um passeio pelo quarteirão e uma partida de xadrez bem jogada.

Sentou-se bem devagarinho, como se tivesse medo de danificar uma sutil engrenagem. Seus movimentos eram planejados, os riscos calculados, precauções tomadas, a bengala posicionada. Já que o conjunto todo estava enferrujado, cada pecinha devia ser cuidada, quem sabe a falta que poderiam fazer… Um tombo e talvez nunca mais voltasse a andar. Há até quem morra disso! Um escorregão na banheira poderia ser fatal.

Cumprimentou-me com sua voz rouca. Os dentes se deslocaram um pouco na boca, talvez por isso existam tantas propagandas de cola para dentadura.

Era mesmo uma bela manhã. O sol iluminava o calçadão e as pessoas se dirigiam às praias. Os ciclistas passavam apressados pela frente do ponto de ônibus, com sua roupas reluzentes e panturrilhas inchadas. As mulheres vestiam roupas coloridas e atraentes. O velhinho, com seu colete bege e seu mocassim marrom, destoava da paisagem. Parecia ter saído de um portal, diretamente do passado, para se sentar ao meu lado.

O ônibus devia estar se aproximando, me levantei para esperá-lo.

“Deus abençoe essa bunda, minha filha”.

Assim, de repente, como se fôssemos velhos conhecidos, íntimos, como um avô que faz recomendações à neta, sem pudor nem rodeios.

Me virei espantada e lá estavam seu claros olhos me encarando. Os cabelos brancos reluziam ao sol. Há décadas eles cobriam apenas a parte de trás da cabeça ovalada. Por um momento não pude me conformar. Aquele senhor podia ser meu bisavô!

Mas então compreendi: sim, era possível. Por baixo daquela casca de velhice, das inúmeras sardas que cobriam cada centímetro da pele flácida, mas bronzeada, vivia um homem.

Uma resposta to “Flácido, mas bronzeado”

  1. Rafaela Creczynski Pasa Says:

    adorei.

    “Deus abençoe essa bunda, minha filha”.

    abraço

Deixe um comentário

