Bauhaus: o nascimento do design moderno

 

O design está em presente em tudo que nos cerca, nos móveis, nas peças decorativas, nos eletrodomésticos e até em jóias e bijuterias. O incrível é que o conceito de design atual nasceu há menos de um século, na Bauhaus.

O período de existência da Bauhaus foi de apenas quatorze anos, mas muitas de suas propostas ainda hoje servem de inspiração no campo do design. Grandes artistas como Kandinsky, Klee, Schlemmer, Moholy-Nagy, ao lado de arquitetos e artesãos de vanguarda, foram mestres nesta escola que nasceu da união da Escola de Artes e Ofícios com a Escola de Belas-Artes em 1919, durante o período da República de Weimar, na Alemanha.

O que se pretendeu na Bauhaus foi dar aos estudantes de arte uma formação global, tanto artística como artesanal. Para alcançar este objetivo, foi criada uma nova forma de dar aulas, através da interação constante entre os professores e os alunos. A educação deveria ser democrática para agir como transformadora da sociedade. Essa forma de ver o mundo explica porque a escola foi fechada em 1933, com a ascensão do nazismo.

cadeira_bauhaus.jpgcadeira.jpg

À esquerda, um exemplo do estilo de produção anterior à Bauhaus, à direita cadeira produzida de acordo com o design desenvolvido na Bauhaus, chamada de Le Corbusier, em homenagem ao arquiteto homônimo.

As criações da escola eram baseadas no funcionalismo, mas o lado artístico sempre era trabalhado. Os resultados foram criações sempre voltadas para proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas, através de produtos criados por processos artísticos que garantissem a forma ideal, adaptada ao corpo humano, e possibilitassem a produção em massa de uma forma fácil.

 

Le Corbusier

 

bauhaus.jpg

O design do prédio da Bauhaus foi feito de acordo com a tendência construtivista, movimento iniciado na Rússia que valorizava muito as formas geométricas. Essa tendência estética passou a se refletir na construção de prédios e casas muito comuns atualmente, baseados na forma de um quadrado ou retângulo.

A arquitetura passou por grandes mudanças na mesma época com o arquiteto Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como Le Corbusier, que é considerado um dos responsáveis pela padronização da aparência das grandes metrópoles do mundo, por ter sempre defendido que todos os prédios deveriam ser brancos e que os esforços de diferenciação dos prédios eram artificiais. Brasília foi planejada sob a sua influência.

Le Corbusier também foi um dos primeiros arquitetos a compreender as diferenças que os carros tornavam necessárias nos planejamentos urbanos e é um dos grandes nomes na história da arquitetura contemporânea.

Anúncios

6 Respostas to “Bauhaus: o nascimento do design moderno”

  1. ana saude Says:

    Se me é permitido fazer uma correcção….
    a cadeira da imagem chama-se: poltrona Vassilly e não Le Corbusier. essa també existe mas na forma de chaise longue.
    Vassilly, era o 1º nome de Kandinsky, autor da dita poltrona, que foi estruturada por forma a ser confortavél, nunca decurando o designe arquitectonio de vanguarda.
    beijinho e boa continuação

  2. Paulo J Perillo Says:

    Corrigindo o comentário da colega, o design da cadeira é de Marcel Breuer, e foi feito em homenagem a Wassily Kandinsky, contemporâneos da Bauhaus de Dessau. Daí o nome de cadeira Wassily.

  3. jefinho Says:

    muiiiiito top essa porra ake ..muiiito shoooooooow

    da ate pra ve a foto da minha colega nisso ake ..
    vLw’s aae ..e continue assim =)

  4. jefinho Says:

    muiiiiito top esse site ake ..muiiito shoooooooow

    da ate pra ve a foto da minha colega nisso ake ..
    vLw’s aae ..e continue assim =)

  5. luiz carlos araújo Says:

    sou estudante de designer e adorei conhecer um pouco de le corbusier ele foi muito importante para a sociedade e para os proficionais da arrte, merecidamente um mestre obrigado.

  6. RAUL AGNELLO MOLER Says:

    Com todos respeito, mas o nome certo dessa cadeira não Wassily, desenhada por Marcel Breuer , da Bauhaus?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: